sexta-feira, 2 de março de 2007

QUERO ADOTAR? COMO FAÇO?

Com a proposta de levar até o internauta um servição sobre o que é a adoção, posto aqui neste espaço um rápido tira dúvidas sobre o tema. Dúvidas virão ao longo da vida, mas por aqui dá pra se fazer um check-list de todas as dúvidas sobre esta forma tão especial de amar e acolher

ABRA SEU CORAÇÃO:

O que é adoção?
É uma maneira legal e definitiva de uma pessoa assumir como filho(a) uma criança ou adolescente nascido(a) de outra pessoa

Por que adotar?
Para dar a toda criança e adolescente o direito já lhe concedido por lei, de viver em uma famí­lia.

Onde e como se pode recorrer à adoção?
A única maneira permitida por lei para se adotar uma criança ou adolescente é fazendo solicitação junto a Vara de Adoção (Juizado da Infância e Juventude).

Pode-se registrar uma criança como filha sem recorrer ao Juizado da Infância e Juventude?
Não! Isto é ilegal, ou seja, é crime puní­vel com reclusão de 02 a 06 anos (art. 242 do Código Penal).

O registro em cartório pode ser cancelado a qualquer momento, dando aos pais biológicos o direito de recorrer à Justiça para reaver o(a) filho (a).
Registrar em cartório uma criança nascida de outra pessoa em seu próprio nome é ilegal.

Concluí­da a adoção, existe a possibilidade de os pais adotivos perderem o (a) filho(a) para os pais biológicos?
Não. A adoção feita através de ato judicial é irrevogável, ou seja, a adoção concedida pelo juiz não tem volta! A adoção legal garante ao filho adotivo os mesmo direitos do filho biológico, inclusive os de nome e herança.

É caro adotar uma criança ou adolescente?
Não! todo o processo de adoção do Juizado da Infância e Juventude é gratuito.

Como devo proceder quando meu plano de saúde não aceita incluir a criança como meu dependente durante o período de Guarda Provisória?

Neste caso, será necessário redigir uma carta para o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de sua Comarca relatando a situação e requerendo a inclusão da criança no plano de saúde conforme o previsto na legislação brasileira.(petição para inclusão da criança no plano de saúde).

Quem pode adotar?
Pessoas maiores de 21 anos, solteiras, casadas, separadas, viúvas, ou que convivam maritalmente, padrastos e madrastas, desde que sejam pelo menos 16 anos mais velhos do que a criança ou adolescente. Avós e irmãos da criança não podem adotar, mas podem pedir a guarda ou tutela da criança ou adolescente junto a Vara de Famí­lia.

Filhos adotivos dão mais problemas que filhos biológicos?
Não! Várias pesquisas e estudos mostram que os problemas de famí­lias adotivas e biológicas são os mesmos. No entanto, a preparação para a maternidade/paternidade é recomendável a toda e qualquer pessoa

Quando se deve contar à criança que ela é adotada?
A experiência mostra que o ideal é contar o mais cedo possí­vel, de forma verdadeira e natural, pois toda pessoa tem o direito de conhecer a história de sua vida. Viver uma mentira gera ansiedade, falta de confiança e insegurança à criança e aos pais.

É perigoso receber uma criança diretamente da mãe biológica ou de terceiros, sem a intervenção do Juizado da Infância e Juventude, com a finalidade de criá-la?
Sim é perigoso. Cuidado! Muitas vezes pessoas inescrupulosas, mais cedo ou mais tarde, usam este artifí­cio para extorquir e chantagear as pessoas que de boa-fé receberam a criança. Além disso, esta pessoa ou famí­lia pode vir a sofrer pressões, comprometendo seu bem estar e até o seu desenvolvimento emocional.

Qual a diferença entre abandono e doação?
Abandonar uma criança é deixa-la a própria sorte ou "esquecê-la" numa instituição, ou deixa-la com pessoas sem saber se estas têm condições de oferecer ambiente adequado ao seu desenvolvimento. Doar uma criança é abrir mão, no Juizado da Infância e Juventude, do direito de pai/mãe, em benefí­cio da criança, quando a pessoa não se sente capaz ou em condições de criá-la.

Por que procurar o Juizado quando se deseja doar um filho?
Por que o Juizado da Infância e Juventude possui profissionais capacitados para fornecer atendimento adequado, esclarecendo dúvidas e orientando a pessoa interessada com o objetivo de proteger a criança. Além disso, o Juizado possui cadastro de pessoas preparadas para a adoção.

O que são Grupos de Apoio à Adoção?
São grupos formados por profissionais, pais e filhos adotivos, ou quaisquer pessoas da comunidade preocupadas com o abandono de crianças e adolescentes, e que acreditam que a famí­lia é o melhor ambiente para um desenvolvimento saudável. Esses grupos têm como objetivo prevenir o abandono, estimular a adoção, dar apoio aqueles que adotam e educar a comunidade sobre o assunto.

23 comentários:

Unknown disse...

OI SOU ALLANA VOU MIM CASA E NAO POSSO TER FILHO POR TANTO QUEM TIVER DOANDO MIM ADCIONE NO MSN E NO ORKUT QUE E A MESMO INDEREÇA ALLANANIARLLI@HOTMAIL.COM OLHA A MINHA MAE PERDEU UM FILHO E JA TA CO 14 ANOS E EU TINHA 3 ANOS QUANDO ELE MORREU ELE TINHA 9 ANOS E HOJE EU TENHO 17 E JA VOU MIM CASAR COMO EU JA DISSE E QUEM QUISER MIM DOA UM FILHO POR QUE NAO POSO TER TAMBEM PODE ENTRA EM CONTATO QUE EU IREI FICA MUITO GRATA E O MEU MARIDO E DOIDO POR CRIANÇA EI VOU DEIXA O MEU NUMERO 0318488281750 XAU E FICA COM DEUS

Anônimo disse...

oi! boa tarde!esse recadinho vai para quem quer adotar um filho.
Quero pedir que pensem antes de adotar um filho pq nao é boneco é gente como vcs falo isto que sou filha adotivo tenho 19 anos e fui adotada ao 4° mes de minha mae.quando ela estava de 4 meses nao sei oq ela pesou mais disse que ir dar esse filho ai minha mae adotiva diz que queria dai pra ffrente ela começou a acompalhar tudo ate eu nascer.mais depois de um tempo quando fiz 10 anos tudo mudou ela comçou a mi mautrar muito e ate hj sou obrigada a viver neste infer que vivo pq ela nao me fala quem é minha mae veradera é muito viver assim entao pense muito antes de adotar um pessoa trate-a com carinho ate a morte obrigado.
isabelaamaral27@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde,
me chamo Aline e tenho 26 anos e acho a que adoção é uma maneira de você mostrar para vc mesmo o quanto você é capaz de amar alguém.Pois ADOÇÂO é mais que levar uma criança para casa é DOAÇÂO de amor ,Carinho,afeto,Ensinamento e atenção aquele que nunca teve isso na vida!!!!!!!!Adote vale a pena fazer alguém Feliz.
Obrigada .

lyndah disse...

adotar uma criança é um ato de amor e carinhu esse é meu sonhu de vida adotar uma criança 2 a 4 anos tomei essa decisao a puco tempo estou falandu com afamilia afinal de contas keru k esse filho q vou adotar seja amado principalmente por mim emeu marido e depois amados pelos meus familiares

Unknown disse...

Oi,meu nome é Priscila, tenho 27 anos, já tenho uma filha de 4 anos, posso ter mais filhos, mas não quero, pois meu próximo filho será adotado, desde os 14 anos sempre falei isso, pois aacho que ao invés de colocarmos mais crianças neste mundo porque não tirar uma dessas qeu estão sozinhas ,sem amor e sem saber o que é ter uma família de verdade.Não sei qual será o dia nem a hora e nem muito menos quem é ele, o menino que irei adotar, mas sei que já o amo e o espero há muito tempo em meu coração.Espero que muitos outros possam concordar e ter esta mesma atitude com tantos pequeninos que estão por aí esperando alguém que possa ensiná-los o que é o amor.

Unknown disse...

Oi eu sou a linda.Hoje conheci um bebe muito lindo que vive em um abrigo,sem nenhuma identificaçao e fiquei apaixonada por essa criança,e em nome de jesus vou fazer de tudo para adota-lo,ja tenho [3]filhos maravilhosos mas quero da o meu amor tambem para essa criança para que ela tenha uma familia que possa ama-lo.

Hivens™ disse...

oi tenho quatro filhos tres sairam de min e o outro do meu coraçao eu acho que ele pode ser meu irmao nao tenho certeza nao importa amo ele e alguns dias para ca ando sentindo uma vontade enorme de adotar uma outra criança sinto que ele esta la me esperando ou ela sabe todos sao meninos mais nao me inporto se fosse outro ilisandra

Anônimo disse...

oi,neste caso de adoçao a brasileira como se cancela um registro.obrigada!

Anônimo disse...

Olá, tenho sérios problemas de pressão alta, por isso, ao inves de arriscar, resolvi adotar uma crainça, pois sinto que ser mãe é essencial na vida, só estou com problemas com meu marido que é contra a adoção.

Anônimo disse...

quero muito um filho do homem que transformou a minha vida mais aos 19 anos fiz laquiadura ja pensamos em reverter mais penso tem tantas crianças querendo um pai e uma mãe em fim uma familia por que não parti para os ofanatos a procura de um filho ou filha o que eu quero é ser feliz

Anônimo disse...

OLA,SOU CASADA HA 3 ANOS MEU MARIDO VEM DE OUTRO CASAMENTO AONDE TEVE 2 FILHOS HOJE JA FAZ 8 ANOS QUE ELE FEZ VASECTOMIA ,GOSTARIAMOS MUITO DE TER FILHOS POIS EU NÃO TENHO NEM UM ,EU CRIO UMA FILHA DELE QUE HOJE VAI FAZER 9ANOS ELA JA ESTA COM MIGO HA 3 ANOS ,MAS GOSTARIA MUITO DE TER UM FILHO MEU MESMO SE NÃO FOSSE DO MEU VENTRE,TENHO FÉ QUE VOU CONSEGUIR POIS O MEU DEUS É MAIOR E VEDADEIRO E NÃO FALHARA BOA SORTE PRA QUELAS QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO QUE A MINHA QUE VCS CONSIGAM ALCANSA O SEU OBJETIVO

Anônimo disse...

ola,eu sou um caso igual o seu meu marido ja veio de um casamento anterior e com 2 filhos,e tambem estavamos a oito anos juntos tbem cuidava da sua filha mas queria ter o meu filho com ele e hj meu filho ja tem 5 anos pois fizemos fertilizaçao em vitro pq ele tbem tinha feito vasectomia,entao nao desista procure ajuda e hj quero adotar uma meninaa..e somos uma familia muito felizzz

ana disse...

oi...meu nome é Ana sou do rs tenho 27 anos sou casada a 4 anos e eu e meu marido Luis não conseguimos ter filhos ja fizemos varios exames e os edicos não tem esplicação para o nosso caso resumindo não tenho problemas nem meu marido mais o que mais queremos é uma criança e não conseguimos.
já estaos juntos a 13 anos e sentimos que está mais do que na hora de ter um bebe.então pesso umildemente se alguem souber de alguem que queira doar entre em contato conosco não interessa de onde seje é um grande sonho ..
obrigada..
meu email;anaphickmann2@hotmail.com

ana disse...

oi..meu nome é ana tenho 27 anos sou casada eu e meu marido queremos adotar uma criança poq nao posso ter filhos .
já estamos juntos a 13 anos
e sinto que a minha vida esta sem graça estou com um vasio dentro de mim somos apaixonados por crianças queremos muito adotar uma...
peço encarecidamente se alguem souber de algo que entem em contato conosco.
email;anaphickmann2@hotmal.com
tel=81880014

Unknown disse...

Olá me chamo Karina tenho 26 anos e sou casada a 9.E meu maior sonho é ser mãe e encontro tambem dificuldade,tenho micropoliscistico,ansiedade e agora a pressão começa a me trazer problemas por isso meu esposo eeu decidimos adotar estamos com o coração cheio de amor pra dar.Porisso peço que quem estiver querendo doar uma criança peço que tb me adicione.no meu msn que é karina1234@hotmail.com. Ficaremos aguardando algumaresposta com muita fé em Deus.Eque Deus abençoe a todos muito obrigada!!!

Anônimo disse...

Oi eu sou Jociane e sempre sonhei em adotar uma criança podia ter um filho ou filha que nascesse de meu ventre mas esse não é o meu sonho... Sei que ter um filho é uma dadiva de DEUS você ver aquele serzinho se formando dentro de si...
Sabe ficar ali dias e dias meses e meses esperando pra saber com quem vai ser parecido se vai ser menino ou menina... os pais que amam seus filhos ficam nessa expectativa...
criança de sorte mau nasceram e os pais a amam tanto! Mas infelismente não são todas que teem essa sorte...Por isso que meu sonho é poder mudar pelo menos o destino de mais uma dessas crianças que poderam passar a infancia toda sem o carinho de uma mãe sem ter quem chamar de mãe tendo que ficar a sorte esperando o seu dia chegar... esperando o aconchego de um lar bater em seu coração e dizer agora é a sua vez... Eu podia ter um filho mas eu te pergunto...pra que porque???
Se eu posso ser simplismente uma mãe se uma criança pode me escolher como mãe, pra que outra criança no mundo se eu posso ser mãe com uma que ja existe que ja esta prontinha so esperando o dia de poder sentir a sensação de ter alquem que jamais ira te abandonar que jamais te deixara em segundo plano!!! TENHO ESPERANÇA QUE MEU DIA VAI CHEGAR... QUE OS RAIOS DE SOL ILUMINE CADA CORAÇÃOZINHO E QUE SEMPRE PROTEJA AQUELAS CRIANÇAS QUE NÃO TEEM PROTEÇÃO... MEUS DEUS ME AJUDE!!!
CO MUITO AMOR E ESPERANÇA

Unknown disse...

oi! tenho 31 anos sou casada e meu sonho e de meu marido é termos filhos porém fui submetida a uma histectomia( retirada do útero) e não posso ter filhos.Estou tentando o processo da adoção mais é muito demorado então,gostaria de estar criando uma criança de aré 2 anos. Caso você conheça alguém que queira me dar o filho para criar por favor entre em contato mais por favor não façam trotes.cristinafernandes.farias31@yahoo.com

Anônimo disse...

tem uma moça minha conhecida vai que vai ter um filho e pretende me da a criança! ela tem direito de escolher a quem ela deseja dar seu filho??

SOLL MONYOK disse...

Oi sou brasileira ,23 anos ,casada,moro nos Estados Unidos ...Temos casa propria...Meu marido nao pode ter filhos e rescolvemos adotar uma menina de ate dois anos de vida...Se alguem souber de mais informacao por favor entre em contato...Obrigada

Unknown disse...

Oi sou homem solteiro tenho 22 anos e um ótimo emprego moro somente com meus pais e somos sozinhos e gostaria muito de adotar um filho sera que seria possível eu sendo solteiro e tão novo? somos uma familia grande sempre moraram eu meu pai minha mãe e meus 3 irmãos porem uma foi embora morar com minha avó e meu irmão casou teve um filho e minha irmã mais nova tbm casou se e tem um filho e foram cada um viver suas vidas e ficamos sozinhos, bom tenho esse desejo e sonho em meu coração se for possivel quero tornar realidade esse meu desejo!!!

Anônimo disse...

eu tenho 22 anos e moro com meus pais não conheci ninguem ainda para relacionamento e tal vez um casamento acho muito lindo a adoção queria adotar eu posso ter filho mas ainda não achei o cara que me realizase este sonho de ser mãe parabens para quem adotou um filho pois acho lindo vc amar alguem que vc nem conhece de onde vem, se tem um bom carater.
um abraço e fiquem na paz

karine disse...

gostaria de doar meu bb por nao ter condicoes financeiras no momento.estou de 4 meses ainda nao sei o sexo do bb,informacoes no meu email ou no msn :kellinhaderckmon@hotmail.com

Anônimo disse...

Fico extremamente entristecido em perceber a que ponto o ser humano chegou... Gente procurando pessoas que querem doar filhos, pessoas querendo doar filhos, no meu ponto de vista este blog foi montado para tirar duvidas sobre adoção e não doação de seres humanos como se fosse um leilão, pessoal procurem se informar melhor se um dia alguém quiser doar um filho o receptor deve procurar o juizado e pleitear a adoção/guarda fazer isso de forma adulta e legal, caso alguem doe e se arrependa depois, quem recebeu pode ser preso por sequestro ou quem doou por abandono de incapaz, vamos pensar melhor antes de adotar, pesquisar e fazer o processo de forma legal, quem quer "ter" um filho fácil não deve medir esforços para "dester" depois, se realmente querem vão atrás de um juizado façam de forma legal demore o tempo que demorar, quem quer não mede esforços....