terça-feira, 1 de maio de 2007

ESTUDAR PARA CONSTRUIR A LIBERDADE

Educação é importante e mais importante ainda é ensinarmos a nossos filhos o gosto pelos livros e pela escola. A escola é um espaço onde eles aprendem a ser cidadãos, além de nós, em nossa casa. É na escola que nossos filhos aprendem a se socializar com outras crianças, a trocar, a ajudar, a ser solidários.
Isso eu procuro trabalhar bastante com a minha filha. Sempre passo a ela que o caminho para a liberdade está nos livros. É nos estudos que a gente consegue sonhar. Sonhar em construir um mundo melhor, sonhar em construir o seu próprio mundo. E isso não é fácil não. Nossas crianças são frutos de uma geração estressada, que corre atrás da máquina e que cresce diante das babás eletrônicas. A televisão faz este papel, de forma muito nociva. Ao contrário dos livros, que te permitem desenvolver a criatividade, a televisão faz o contrário. A televisão, digo, as programações da TV aberta, de modo geral, despejam nas crianças os seus valores de consumo, de família, de vida. E que nem sempre, ou quase nunca, são os nossos valores familiares.

O que fazer diante deste dilema: ensinar e formar nossos filhos para valorizar a escola, valorizar os livros, valorizar a educação como um caminho para a liberdade. Não fazer da educação um caminho coercitivo, onde você só vai receber algo se der algo em troca. Mas devemos estimular nossos filhos a lerem e criarem, porque a criatividade da criança deve ser estimulada e não deixarmos que a tevê venha a tolir a liberdade de nossas crianças, impondo valores, impondo consumo.

Tá dado o recado.

Nenhum comentário: