terça-feira, 1 de maio de 2007

FALAR FIRME É NECESSÁRIO: OS FILHOS GOSTAM

O que vou postar aqui é algo bem simples e bem interessante, porque só com a convivência diária com nossos filhos é que a gente se desenvolve. Pai e mãe de primeira viagem, ou melhor, de primeira adoção, e de um filho maiorzinho como é o meu caso, sempre fica numa dúvida. Como devo usar a autoridade para não ferir ou traumatizar a criança, que já traz traumas, dores e experiências terríveis de repressão?

Devemos usar a autoridade em corrigir nossos filhos com muito amor no coração. Ele deve perceber que você, mesmo sendo firme, está fazendo aquilo para o bem dele. Isso eu passo com minha filha. Eu não guardo mágoas ou ressentimentos do que me diz. Fez algo, já ouve a correção na hora. Nunca deixe de corrigir seu filho depois. Corrija sempre na hora, no momento em que cometeu alguma ação errada. Ele precisa saber que o que faz não é aprovado. Precisa ter a baliza e o limite entre o bem e o mal. Eles não aprendem isso no orfanato, porque ali não é lugar para ensinar valores. O filho do abandono é o filho que aprendeu a sobreviver, a se defender e a lutar por seu espaço, seja de que jeito fosse. E agora que ele tem uma família, fica perdido e não sabe como agir, porque simplesmente vai repetir comportamentos e ações as quais acreditavam ser corretas. Tem coisas boas, outras, nem tanto. Mas temos que saber usar a nossa autoridade e trabalhar valores com nossos filhos. É de pequeno que se forma.

Hoje mesmo, vivi uma situação semelhante. Fiquei irritado com algo que minha filha fez e chamei atenção sim. Ela, ao final de tudo, disse que eu não era uma pessoa má. Que bom, porque ela entendeu tudo o que aconteceu. E mais, ela viu que a repressão foi um ato de amor e de educação para com ela. Bico e cara feia, nossos filhos fazem mesmo. Mas pior é a gente ficar quieto e não usar a autoridade porque tem medo de o machucar. Mais machucados que nossos filhos foram no passado, com certeza não serão pela gente.

Abraços a todos.

Nenhum comentário: