quarta-feira, 25 de julho de 2007

BEBÊ ABANDONADO EM PAULÍNIA, SP, GANHA NOVA FAMÍLIA

Por Fabiano Ormaneze e Daniela do Canto - Agência Anhangüera

Um final feliz começa a ser escrito na história do bebê que foi abandonado no último dia 5 em um bueiro na periferia de Paulínia. Desde segunda-feira, ele já está sob a guarda provisória de uma família, que já tinha manifestado interesse na adoção de uma criança antes de ele ser abandonado. "Agora bastam algumas semanas para que a guarda seja convertida em adoção" , explicou o 1º promotor de Justiça de Paulínia, Jorge Alberto Mamede Masseran.

O processo está amparado por segredo de justiça e a identidade do casal que está com o bebê não pode ser revelada. O bueiro, onde o recém-nascido foi encontrado ainda com o cordão umbilical, fica na Avenida José Louzano Araújo, no Parque Brasil 500, tem tampas de concreto e cerca de 1,20 metros de profundidade. O bebê estava nu, enrolado em um lençol. O choro dele foi ouvido por um ciclista que passava pelo local. Ele avisou um motorista, que entrou em contato com a Guarda Municipal (GM). Quando chegou ao Pronto Socorro, o bebê apresentava quadro de hipotermia (a temperatura corporal da criança era de 34ºC e o normal é 36ºC). Lá, ele foi levado imediatamente para um berço aquecido.

O caso comoveu a região. Em apenas dois dias, o serviço de assistência social do hospital recebeu ligações de cerca de 50 pessoas que se interessaram em adotar o bebê. No entanto, a decisão de que família teria a guarda da criança respeitou a fila de adoção da cidade, que tinha 26 casais. Pedro, como o bebê era chamado no hospital, permaneceu internado por 15 dias e teve alta na última sexta-feira, quando já pesava 3,155 quilos. A diretora técnica da Secretaria de Saúde de Paulínia, Claudete Aparecida Nogueira, explicou que o estado de saúde do bebê é ótimo e nenhuma alteração foi detectada nos exames realizados antes de ele deixar o hospital. Desde que foi encontrado, o bebê já ganhou 420 gramas. Ele permaneceu por dois dias no Abrigo Padre Antônio, em Paulínia, de onde seguiu para a família que o adotou.

Inquérito

Até a tarde desta terça-feira, a Polícia Civil não tinha nenhuma novidade em relação ao paradeiro da mulher que abandonou o recém-nascido. Ela deverá ser indiciada por tentativa de homicídio ou infanticídio. No dia seguinte em que o bebê foi encontrado, um porteiro, que ficou sabendo do caso pelos jornais, esteve na delegacia para dar a descrição de uma suspeita. Ele contou que passava de bicicleta pelo local quando viu uma mulher segurando um bebê, em cima do bueiro, de onde o recém-nascido foi resgatado. "Ela me parou e perguntou onde poderia pegar um ônibus para Campinas", contou. Depois disso, o ciclista entrou no matagal para urinar e, quando voltou, não viu mais a mulher.

Um retrato falado, feito a partir das descrições passadas por ele, aponta que a suspeita teria entre 1,60 e 1,65 metros de altura, entre 30 e 34 anos de idade e pesava entre 60 e 65 quilos. Ainda segundo as descrições, ela é parda e tem características de nordestina.

Um comentário:

The Box Woman disse...

por favor, gostaria de entrevistar esse caso para um documentário.
Sou documentarista na o2Filmes em São paulo e estamos filmando um docu. com os tema; crianças abandonadas, adoção. busco com aqui orientação de como chegar até esses personagens.
darcifigueiredo21@gmail.com
11-93121219
grato