quarta-feira, 25 de julho de 2007

TRAGÉDIA VÔO 3054: MENINA PERDE MÃE ADOTIVA NO ACIDENTE DA TAM

Fonte: Aquidauana News, Aquidauana, MS

Suelen é uma menina brasileira de 9 anos. Ela foi abandonada por seus pais biológicos quanto tinha 1 ano e desde então vive em um centro de menores das Aldeias Infantis SOS, localizado em Santa Maria, cidade a 300 km de Porto Alegre. É lá que começa esta história de final infeliz. Leila Maria Oliveira dos Santos conheceu Suelen no centro de menores, onde trabalhava como voluntária enquanto estudava pedagogia.

Os companheiros de Leila contam que a estudante se encantou com Suelen desde a primeira vez que viu a menininha, de pele bronzeada e cabelos lisos. A menina abandonada despertou o instinto maternal da jovem a ponto de convencê-la a tentar uma adoção, processo cujos trâmites legais ela havia iniciado há dois anos. Esta semana, Leila tinha marcada a última entrevista do processo de adoção, que faria dela a mãe de Suelen, para fins jurídicos. A moça não poderá comparecer a essa audiência, porque era um dos 187 ocupantes do avião da TAM que caiu no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17.

Era a primeira vez que Leila viajava de avião. A relação interrompida entre as futuras mãe e filha foi relatada pelo jornal Folha de S.Paulo, que está estudando a vida dos passageiros da catástrofe brasileira a fim de tirá-los do anonimato que freqüentemente cabe às vítimas dos desastres aéreos. Em companhia de Leila, que tinha 35 anos, morreram outras três pessoas ligadas às Aldeias Infantis SOS, que estavam viajando de Porto Alegre a São Paulo participar de um encontro dessa ONG especializada em menores.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a lei brasileira permite a adoção pós-morte, quando a pessoa que morreu tenha dado provas convincentes, durante a vida, de que desejava se encarregar do menor. No caso de Leila, isso foi mais que demonstrado. Além disso, em termos legais, ela já estava na fase de "adaptação" à menina, graças ao convívio que tinham no centro de menores. Agora, os pais de Leila devem decidir se concretizarão a adoção, para obter a custódia da menina. Antes disso, terão de se recuperar da perda da filha. Celina, a mãe de Leila e provável futura avó de Suelen, terminou internada em um hospital depois de sofrer uma crise nervosa. Enquanto isso, a menina continua em Santa Maria, alheia à tragédia e ao desaparecimento daquela que já considerava como mãe. As pessoas responsáveis por cuidar dela vêm dizendo que sua mãe ainda não voltou de viagem, e procuram esconder da menina a tristeza causada pela morte de seus quatro colegas de trabalho.

Nenhum comentário: