quarta-feira, 25 de julho de 2007

CEJA FAZ TREINAMENTO PARA ADOÇÃO EM CUIABÁ, MT

Por Catharina Lemos, Diário de Cuiabá, MT

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) realizou na tarde de ontem um treinamento com profissionais do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). O encontro faz parte da campanha “Adotar é Legal” e tem como objetivo buscar parcerias na área de saúde. Os profissionais receberam orientações de como proceder no caso de uma possível adoção. “Geralmente as primeiras pessoas procuradas para dar informações sobre o processo são os profissionais da saúde, e a maioria não tem esse conhecimento. Com a capacitação eles já podem orientar sobre os trâmites legais e de como proceder em cada caso”, disse a Lindacir Rocha Bernadon, secretária geral da comissão.

Os próximos encontros serão hoje (25/07) no Hospital Santa Helena e amanhã no Geral, todos no período da tarde. “O primeiro contato da mãe com a criança é através desses profissionais. Por isso temos certeza de que eles podem se tornar grandes parceiros nessa campanha”, disse Lindacir. Os profissionais que participam dos treinamentos são os que lidam diretamente com a questão, como assistentes sociais, enfermeiros, pediatras, atendentes que expedem certidões de nascido vivo e funcionários do berçário. A campanha “Adotar é Legal” realiza todo mês ações visando conscientizar a sociedade para a cultura da adoção. “A próxima ação será nas escolas. Conscientizando e ajudando na relação do filho adotivo com os professores”, disse.

As pessoas que pretendem adotar devem se cadastrar no Juizado de Infância e Juventude. Segundo Lindacir, geralmente os pretendes já vão realizar o cadastro trazendo o perfil com as características da criança já pré-selecionadas, e isso torna o processo mais lento. “Pessoas que chegam com muitas exigências acabam tendo uma adoção muito demorada, diferente das pessoas que são indiferentes com essas questões”, disse. Outro elemento discutido pela Ceja é a importância da criança e do adolescente serem reconhecidos pelo pai. “Procuramos estimular o reconhecimento de paternidade, seja voluntária ou por DNA. Fizemos um levantamento que só na região do Coxipó existe mais de duas mil crianças e adolescentes sem o nome do pai. No encontro nas escolas também vamos buscar essas crianças e tentar regularizar a situação. Isso é um direito delas”, disse a secretária.

O telefone do Ceja é 65 3617-3121.

Um comentário:

vanderleia disse...

gostaria de saber onde devo fazer esse cadastro, ou seja, o endereço do CEJA.POis tenho interesse em me cadastrar, e adotar uma criança.Vanerleia Cuiaba MT