sábado, 11 de agosto de 2007

PARABÉNS A TODOS NÓS, VAMOS CELEBRAR A VIDA, HOJE É O NOSSO DIA


Não importa a nossa idade, não importa a nossa cor. Não importa se temos diploma, se somos letrados, ou não. Não importa se a nossa escola foi a da vida. Não importa os graus de estudo, de profundidade do saber. O que importa é que nós comemoramos. Que hoje nós celebramos em nosso país o Dia dos Pais.

Dia do Pai é todo o dia... eu sei.
Mas temos que ter uma data especial. Uma data para comemorar.

Uma data para lembrar do lindo momento em que encontramos os nossos pequenos. E esse encontro, esta gestação nasceu no olhar. No sorriso. Foi em um OI que tudo começou a acontecer. E isso me lembro muito bem. Minha pequena nasceu pra mim em julho do ano passado.

Já era uma mocinha. Muito esperta, muito alegre, com um sorriso lindo, um olhar expressivo. Algo que estava ali, pronta para nascer. Pronta para me encontrar. Quase nunca uso deste espaço para falar de nós, de mim e de minha pequena. Mas hoje é Dia dos Pais e a minha pauta é essa. Foi no coração que engravidei, junto com minha amada esposa.

A gestação foi intensa, foi rápida. Em novembro ela nasceu. Veio viver conosco e começar a escrever uma nova página de sua história. Ela ganhou um presente, eu também. Ela se tornou a filha, e eu, o pai.

De todas as tarefas difíceis, de todas as reportagens e entrevistas que já fiz ao longo de mais de 16 anos de profissão, não houve momento mais especial. O momento em que vi minha filha pela primeira vez. A apresentação foi meio formal. Mas foi interessante. Aceitei, pensei, refleti, pensei em até desistir. Tinha medo, tive medo, sou humano e sou mortal em dizer isso. Atire a primeira pedra quem nunca pensou em dar a meia volta e voltar.

Mas foram palavras, momentos, pensamentos, sonhos. Tudo isso me fez ir em frente. E fez aquele fetinho crescer no meu coração. É, nasceu. Nasceu uma linda menina, algo que tava escrito nas estrelas. Que me fez atravessar o país para encontrá-la aqui em Brasília. Hoje entendo o porquê de ter vindo viver aqui. Hoje entendo a linguagem universal e profunda do amor. O amor que não mede, que não teme, que não pensa. Um amor que protege, que cuida, que repreende, que educa. Um amor de um pai que é capaz de dar a sua vida por um filho. E isso é profundo mesmo. Porque só os filhos é que nos levam a conhecer o mais profundo e eterno amor. Filho é algo dimensional, é de outra dimensão.

É encontro espiritual sim. Adotar é responder àquilo que o caminho de Deus nos prepara. Deus, em sua mais infinita bondade, em sua mais infinita crença e na sua grandiosa sabedoria é que nos ensina a receber, de coração aberto, um filho da dor. Alguém que não pediu para nascer, mas também não pediu para ficar sozinho. Não pediu para não mamar no peito, não pediu para crescer em um abrigo, dar os primeiros passinhos pelas mãos das tias de tantos lares que existem pelo país. Pediu para ser feliz, pediu para ter um colo e alguém para o chamar de pai e de mãe.

Mas graças a Deus, em sua infinita misericórdia, ganhou um pai e uma mãe. Ganhou grandes conciliadores, ganhou dois pilares para lhe ajudar a construir a sua história. E nós, pais, ganhamos também um combustível valioso para continuar a nossa caminhada.

Ganhamos filhos. Ganhei uma filha. Você que vai ler também esta mensagem também vai lembrar do nascimento do seu filho também. Se foi em uma maternidade, depois de alguém o gerar e o entregar a você. Se foi em um abrigo, a partir do abraço e do sorriso, se foi depois da dor de uma morte, seja de que forma foi. Importa é que você é pai, assim como eu.

Vamos celebrar a vida, vamos celebrar a paz, a fé e o amor. Hoje é o nosso dia.

FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS NÓS.

São os votos de PAIS ADOTIVOS SA

3 comentários:

Judicialho disse...

Parabenizo-lhe pela iniciativa do blog. Fiz um post no meu blog (www.canaldorichard.com) pela importância e pertinência do tema. Boa sorte e parabéns pelo Dia dos Pais.

Richard Belle

Anônimo disse...

Olá Oscar....
Feliz Dia dos Pais para vc...
Que Deus o Ilumine sempre!!!
Abraços,

5º ano B disse...

"Adotar é responder àquilo que o caminho de Deus nos prepara."
Oscar isso é um resumo perfeito da sensação de reencontro que sentimos quando nossos filhos " nascem" pra gente.
Um dia eu te conto como o Natanael nasceu pra mim...só uma palavra define "mágica", foium momento mágico, intenso, que carrego fresco na memória, que revivo todo dia.
Um dia te conto, por enquanto parabéns atrasado!