terça-feira, 26 de junho de 2007

BLUMENAU TEM A MAIOR FILA DE ADOÇÃO DE SANTA CATARINA

Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo de Santa Catarina tem 1.850 inscritos, sendo 205 do município

Por Daniela Pereira, Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC
www.clicrbs.com.br

BLUMENAU - Muito mais do que um ato de amor, adotar uma criança ou adolescente é um ato de coragem. A população blumenauense prova isso ao liderar a lista estadual de interessados em adotar um filho, com 205 pessoas na fila de espera. Os municípios que mais se aproximam deste número são Florianópolis, com 138, e Joinville, com 131 cadastrados. O total de catarinenses no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo de Santa Catarina (Cuida) é de 1.850.

Blumenau tem uma média de 200 interessados na fila por ano, desde 2005. De acordo com a assistente social judiciária Rosangela Oliveira, esse número não varia muito, porque enquanto as pessoas entram na fila, também existem aquelas que conseguem consolidar a adoção. - Mas mesmo assim, é muito maior o número de pessoas querendo adotar do que o número de crianças aptas à adoção. Normalmente procuram crianças com até dois anos, de cor branca e saudáveis - completa Rosangela. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Semascri), hoje existem seis crianças - todas meninas - aptas à adoção no município: duas com idades entre cinco e seis anos e quatro entre 12 e 17 anos.

Segundo a assistente social, em média, cinco pessoas ou casais procuram por informações sobre o processo de adoção por semana. E duas acabam validando a ação. Sobre os motivos que levam as pessoas à fila de adoção, Rosangela diz que muitos casos estão ligados à infertilidade. Outro destaque, segundo ela, é a consciência da responsabilidade que vão assumir: - Eles já vêm nos procurar com um planejamento, inclusive, financeiro. E são de todas as classes, desde empresários, médicos e dentistas a balconistas, cozinheiras e tratoristas. Eles chegam preparados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi...conheço alguem q quer doar o bebe q esta esperando.O tempo d gestaçao da mae e 7 meses e meio.O bebe e do sexo feminino.Saude perfeita da mae e do feto.Qualquer coisa entrar em contato.