quarta-feira, 27 de junho de 2007

SITE FILHOS ADOTIVOS DO BRASIL E AJURIS PROMOVEM LANÇAMENTO DA CAMPANHA MUDE UM DESTINO EM PORTO ALEGRE

A campanha Mude um Destino, que será lançada hoje, dia 27 de junho, em Porto Alegre em favor da adoção de crianças internas em abrigos, traz à tona o surpreendente dado de que há no Rio Grande do Sul atualmente 3.965 candidatos a pais para um grupo de 616 crianças e adolescentes à espera de adoção. Ou seja, teoricamente, cada criança teria seis potenciais lares à sua disposição.Campanha apresenta depoimentos dos artistas Elba Ramalho e Milton Nascimento.Elba Ramalho é mãe adotiva de duas crianças e Milton nascimento foi adotado por uma família.

Na prática, porém, a situação é outra. Grande parte dessas crianças estão excluídas do processo de adoção, conforme o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, José Antônio Daltoé Cezar, porque são portadoras do vírus HIV, ou de deficiência, ou de sofrimento de psíquico ou, ainda, fazem parte de grupos de irmãos, alguns também portadores de deficiências.
A coordenadora da área técnica da Fundação de Proteção Especial do Estado, Ariane Rey Alt Konzen, afirma, baseada na experiência do seu trabalho, que a inserção social num ambiente tido como “normal” aceleraria a capacidade de desenvolvimento dessas crianças. “A diferença de comportamento e desenvolvimento das crianças que são integradas a esses ambientes é muito satisfatória”, diz.

Esclarecimentos de médicos e de profissionais da saúde que cuidam de crianças com essas características podem afastar mitos e preconceitos e ajudar na efetivação de adoções. Para Daltóe, coordenador do lançamento da campanha, é importante que os candidatos conheçam a realidade da criança soropositivo, por exemplo, e entendam que elas podem levar uma vida praticamente normal.

A campanha pró-adoção, lançada regionalmente pela AJURIS, é uma iniciativa nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O presidente da entidade, Rodrigo Collaço, diz que o objetivo é motivar os juízes a darem total atenção ao problema e conclamar a sociedade a se inteirar sobre essa realidade. “Esperamos, ainda, sensibilizar o poder público para a necessidade de programas que permitam o resgate dos valores familiares”, diz ele.

Mudança de perfil

No Rio Grande do Sul, segundo dados da Justiça da Infância e da Juventude, no período de 30 de janeiro de 2005 a 30 de janeiro de 2007, aconteceram 1.588 adoções, entre crianças e adolescentes, com idade entre um e 18 anos. Com o passar do tempo, os casais, ou mesmo homens e mulheres solteiros/ sozinhos, já não buscam adotar apenas bebês. Estão abertos também para acolher crianças maiores e inclusive adolescentes. De janeiro de 2006 a janeiro deste ano, 128 adotados tinham idade entre 11 e 18 anos, o que representa 15,86% de um grupo de 807.

Levantamento

Levantamento feito recentemente pela Fundação de Proteção Especial mostra que estão abrigadas em diferentes instituições 30 crianças na faixa etária entre zero e dois anos. Delas, uma é portadora de deficiência e cinco são portadoras do vírus HIV. Os pais das seis estão destituídos do pátrio poder e as crianças, liberadas para a adoção. De outras três o poder de família foi suspenso temporariamente.

Com idade entre três e seis anos, 37 vivem sob a proteção da FPE; oito são portadoras de deficiência, sete têm doença mental, quatro são soropositivas e 18 não têm problema diagnosticado. Das 37, nove estão aptas para o processo adotivo e outras sete fazem parte de núcleos cujo poder familiar está igualmente suspenso.

De sete a 11 anos, são 120 crianças abrigadas: 19 portadores de deficiência, 30 com doença mental e 14 com HIV. Delas, 29 podem ser adotadas e 34 estão sob suspensão do poder familiar.
Na faixa etária dos 12 aos 15 anos, 58,22% (de um total de 146) apresenta problemas de saúde física ou mental; e dos 16 aos 18 anos 68,75% (de um universo de 112) é portador de alguma deficiência. Da população maior de 18 anos (170 pessoas), 99,41% sofrem com problemas de saúde física ou mental.

SERVIÇO:

O que: Lançamento da campanha Mude um Destino
Dia: Dia 27 de junho, quarta-feira
Horário: 18 horas
Local: Escola Superior da Magistratura (Rua Celeste Gobbato, 229), em Porto Alegre

Um comentário:

Anônimo disse...

camila de paula pierucce por enquanto quer ser madrinha de crianças na espanha

doe una fazienda para cami8la de paula pierucce somente com nome camila trabalhos de agricultura tudo mundo no brasil ou fora do pais alego não utilizar para invasões de estrangeiros nem de brasileiros apenas para plantio independente de familia de criações e de estudo e faculdades se é que vai ter