terça-feira, 26 de junho de 2007

CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NO DF GANHA APOIO GOVERNAMENTAL

A realização do Primeiro Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária do Distrito Federal serviu para estreitar os laços entre a sociedade civil e o poder público no que se refere à promoção da convivência na comunidade e na família para crianças e jovens abrigados. Mais de 400 pessoas, representantes de instituições, dirigentes governamentais, integrantes de ONGs e outros assistiram as palestras durante toda a terça-feira (26/6) no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. "Nosso trabalho foi muito positivo, ficou evidenciada a necessidade de se trabalhar em rede", confirmou a presidente do Instituto Berço da Cidadania, Paula Nogueira.

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, assinou um decreto governamental o qual promove a descentralização do Abrigo Reencontro, antiga Casa de Acolhimento do DF, em quatro casas lares. Também assinou um termo de compromisso para motivar ações governamentais nas áreas de atendimento à criança e ao adolescente no Distrito Federal. Na avaliação de Paula Nogueira, a assinatura firmou o compromisso simbólico do governo local para com as políticas de inclusão para crianças e adolescentes que vivem em abrigos.

Mesmo com o resultado satisfatório, que resultará na produção de uma pauta local para compor o GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, este último coordenado pela Associação Terra dos Homens e mais representantes de 14 estados da federação, Paula Nogueira lembra que deve haver uma maior presença da Vara da Infância e da Juventude do DF nas articulações e atuações em favor da convivência familiar.

Palestras:

As plenárias começaram ainda na manhã desta terça com o painel Famílias e Redes Sociais de Apoio. Ainda pela manhã foram ministradas as palestras Preservando Vínculos: Programas de Apoio e Orientação Sócio-Familiar, Reintegração de Crianças e Adolescentes Abrigados: Possibilidades e Responsabilidades. À tarde, as plenárias ressaltaram os Cuidados de Qualidade nos Abrigos e o Trabalho com as Famílias de Origem, A Importância do Trabalho com as Famílias de Origem, Cuidados no Abrigo: Possibilidades Reparadoras, Com a Palavra, Os Abrigos, Plano Nacional e Diretrizes Internacionais, Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, Diretrizes Internacionais sobre Proteção e Cuidados de Crianças Privadas de Cuidados Parentais e Acolhimento Familiar e Explorando Novas Modalidades de Atendimento. Este último contou com as apresentações dos cases do Projeto Sapeca, da Prefeitura Municipal de Campinas, SP e da Liga das Senhoras Católicas de São Paulo.

Nenhum comentário: