terça-feira, 12 de junho de 2007

PRIMEIRO SITE DE BUSCA DE PAIS E FILHOS É LANÇADO NO RIO GRANDE DO SUL

A partir da próxima sexta-feira, 15 de junho, uma nova ferramenta em favor da promoção da adoção e do reencontro entre pais e filhos estará na WEB. Estou falando do site FILHOS ADOTIVOS DO BRASIL, que será lançado em Porto Alegre, durante jantar de realização do Primeiro Encontro de Filhos Adotivos do Rio Grande do Sul. A iniciativa não é de nenhum grupo empresarial ou de alguma empresa de relacionamentos. É sim do comerciante José Ricardo Fischer, gaúcho, 41 anos, casado, pai de dois filhos e também filho adotivo. Se você está em Porto Alegre e deseja acompanhar este evento, basta ir até a sede do Serviço Social do Comércio (SESC) no bairro Petrópolis, a partir das 20h. A lista de convidados para o evento deve ultrapassar a 100 pessoas, entre filhos adotivos, pais adotivos, profissionais da imprensa, entre outros.

Até construir o site e colocar pra fora o desejo de ajudar outros filhos a encontrarem seus pais biológicos, José Ricardo trilhou muito. Caminhou entre a euforia e a dor. Entre a alegria e a frustração, sentimentos que mexem com nossa estima e que estão no cotidiano da vida. Ele conta que por volta dos 12 anos, sentiu o desejo de procurar mais sobre suas origens. Saber quem foram sua mãe e seu pai biológico. A iniciativa sempre fora combatida por seus pais adotivos, os quais diziam que o desejo de José Ricardo era fruto de ingratidão, e que assim que encontrasse sua mãe verdadeira, o mesmo deixaria de amar seus pais adotivos. A caminhada e as buscas constantes a cartórios, Juizado de Menores e outros locais de Porto Alegre e da região metropolitana duraram 12 anos.

Fora então aos 24 anos que José Ricardo chegou até a família Molarinho, mais precisamente ao advogado Dênis de Lima Molarinho. Ele é irmão de Ana Aurora Molarinho, sua mãe biológica. Assim que chegou a seu tio biológico, José Ricardo então recebeu dele o contato com sua avó. A mesma então lhe deu o endereço de sua mãe bio e ele foi até Viamão, cidade da Grande Porto Alegre e a encontrou. O que poderia ser um momento de alegria e plena realização foi sim, conforme conta, um encontro formal e distante. Segundo o comerciante, houveram outras visitas e até mesmo Ana Aurora foi em sua residência. Se por um lado José Ricardo resolveu a dúvida em encontrar a mulher que lhe colocou no mundo, por outro trouxe para sua vida mais um desejo: encontrar seu irmão gêmeo. Isso mesmo. Ana Aurora contou que teve outro filho, gêmeo, e que o deu em adoção. A partir dali a busca recomeçou e até hoje não teve sucesso. Pois não conseguiu descobrir se o nome que sua mãe bio deu do outro filho é verdadeiro, se ele teve seu nome modificado, se mora no Rio Grande do Sul. Mais um desencontro entrou para esta história.

Mágoa? Ressentimento? Isso José Ricardo garante que não tem de sua mãe biológica. Diz com naturalidade que não tem nenhum tipo de seqüela pelo abandono, porque para ele o fato de encontrar sua mãe foi bastante resolvido. Quanto a encontrar o seu pai bio, Ana Aurora disse a ele que nunca mais o viu e que não sabe de sua existência. É com este propósito que ele deseja amenizar a dor de outros filhos adotivos espalhados pelo país. Deseja com este site encontrar filhos, mães, pais, irmãos, fazendo com que os próprios filhos adotivos respondam a suas inquietações quanto a origem, dúvidas que se despertam naturalmente, segundo ele.

Mas a vontade de fazer mais pela sociedade não fica só no site. José Ricardo quer ainda adotar um casal de crianças e criar uma instituição que ofereça formação profissionalizante a órfãos. Conforme ele, a sociedade, os empresários e também o próprio governo podem ajudar a promover a formação profissional e inclusão de jovens abrigados no mercado de trabalho, como forma de os mesmos construírem um caminho para a subsistência.

Quer conhecer mais sobre o site? Acesse www.filhosadotivosdobrasil.com.br



Evento: Primeiro Encontro de Filhos Adotivos do Rio Grande do Sul
Data: Sexta-feira, 15 de junho de 2007, 20h. Sesc. Porto Alegre/RS
Atividades: jantar de confraternização e lançamento do site FILHOS ADOTIVOS DO BRASIL
E-mail para contato: filhosadotivosdobrasil@yahoo.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

MUITO LEGAL A REPORTAGEM!!! TODAS AS PESSOAS QUE DESEJAREM ME AJUDAR NESTE PROJETO ENTRE EM CONTATO COM RICARDO FISCHER FONE 51.84154525 OU WWW.filhosadotivosdobrasilcom.br